domingo, 26 de junho de 2011

Por que as pessoas fazem coisas más?



EXISTE uma verdade que poucos contestam: Todos nós somos imperfeitos e por isso cometemos erros e fazemos coisas das quais nos arrependemos. Mas será que isso explica as muitas coisas más, grandes e pequenas, que quase todo dia vemos ou ouvimos falar, quer pessoalmente, quer por meio da mídia?

Apesar da imperfeição dos humanos, as pessoas em geral reconhecem que há limites morais que nunca devem ser ultrapassados e que o homem tem a capacidade de não praticar coisas más. A maioria concorda sem hesitar que existe diferença entre falar sem querer algo que não é verdade e a calúnia descarada, entre ferir alguém acidentalmente e premeditar um assassinato. Ainda assim, muitas vezes atos chocantes são praticados por pessoas aparentemente comuns de nossa vizinhança. Por que as pessoas fazem coisas más?


A Bíblia esclarece esse assunto. Ela identifica com exatidão as principais razões pelas quais as pessoas fazem coisas que sabem ser erradas. Veja o que ela diz.

“A mera opressão pode fazer o sábio agir como doido.” — ECLESIASTES 7:7.
A Bíblia reconhece que, às vezes, por causa das circunstâncias, as pessoas fazem coisas que normalmente não fariam. Alguns até cometem crimes, acreditando que isso é uma solução para resolver problemas e injustiças. “Em muitos casos”, diz o livro Urban Terrorism (Terrorismo Urbano), “a motivação básica do terrorista é a genuína frustração com forças políticas, sociais e econômicas aparentemente imutáveis”.

“O amor ao dinheiro é a causa de todo tipo de mal.” — 1 TIMÓTEO 6:10, BÍBLIA FÁCIL DE LER.
O antigo ditado: “Todo homem tem seu preço”, dá a entender que até pessoas boas estão dispostas a violar princípios de moral e de decência se com isso ganharem muito dinheiro. Alguns que parecem amigáveis e bondosos sob circunstâncias normais mudam a personalidade quando o dinheiro está em jogo, tornando-se pessoas desagradáveis e grosseiras. Pense nos muitos crimes cometidos por causa da ganância — chantagem, extorsão, fraude, sequestros e até assassinato.

“Por não se ter executado prontamente a sentença contra um trabalho mau é que o coração dos filhos dos homens ficou neles plenamente determinado a fazer o mal.” — ECLESIASTES 8:11.
Esse texto salienta a tendência que o homem tem de pensar que, se não houver nenhuma autoridade por perto, ele pode fazer o que quiser sem ser punido. Isso é o que pensa quem ultrapassa o limite de velocidade numa rodovia, engana nas provas, rouba fundos públicos e faz coisas ainda piores. Quando a lei não é aplicada, ou quando não existe o medo de serem pegas, as pessoas que em geral acatam as leis talvez se atrevam a fazer coisas que normalmente não fariam. “A facilidade com que os criminosos escapam sem punição”, observa a revista Arguments and Facts, “parece incentivar cidadãos comuns a cometer os crimes mais brutais”.

“Cada um é provado por ser provocado e engodado pelo seu próprio desejo. Então o desejo, tendo-se tornado fértil, dá à luz o pecado.” — TIAGO 1:14, 15.
Os humanos estão sujeitos a ter pensamentos errados. Todos os dias somos bombardeados com incontáveis sugestões e tentações para fazer o que é errado. Nos tempos bíblicos, foi dito aos cristãos: “Não vos tomou nenhuma tentação exceto a que é comum aos homens.” (1 Coríntios 10:13) Mesmo assim, o que vai acontecer depende da escolha que cada um faz — descartar rapidamente o pensamento mau ou permitir que ele se desenvolva. O texto citado, da carta inspirada de Tiago, avisa que, se uma pessoa permite que o desejo errado se ‘torne fértil’, com certeza ações erradas virão a seguir.

“Quem anda com pessoas sábias tornar-se-á sábio, mas irá mal com aquele que tem tratos com os estúpidos.” — PROVÉRBIOS 13:20.
Não podemos subestimar a influência que os amigos têm sobre nós, quer para o bem, quer para o mal. Muitas vezes, as pessoas fazem coisas que não tinham intenção de fazer, só por causa da pressão dos colegas ou, como muitos dizem, por causa de más companhias, com resultados desastrosos. Na linguagem bíblica, “estúpidos” se refere aos que ignoram os conselhos sábios da Palavra de Deus. Não importa se somos jovens ou de mais idade, se não fizermos uma boa escolha de amigos e companhias, ou seja, com base nos excelentes padrões da Bíblia, com certeza ‘iremos mal’.

Esses e muitos outros textos da Bíblia explicam de forma resumida por que as pessoas — às vezes comuns — fazem coisas más, até mesmo chocantes. Entender quais são as forças que levam as pessoas a fazer coisas horríveis é bom, mas será que podemos esperar uma mudança para melhor? Sim, porque a Bíblia não só explica por que as pessoas fazem coisas ruins, mas também promete que essas coisas deixarão de existir. Que promessas são essas? Será que todas as coisas más no mundo realmente acabarão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário